Laje do Patieiro

Laje do Patieiro Pico Famoso ou Secret?

 

Laje do PatieiroLaje do Patieiro é um pico situado em Ubatuba no Litoral Norte, classificado como uma das 10 maiores ondas do Brasil, e com certeza destino certo de Big Riders.

Conhecida por suas ondas Power, Grandes e alucinantes, quando quebra com certeza faz a cabeça da galera, tanto para quem olha das praias em Ubatuba, quanto para quem está lá no pico, surfando, curtindo, fazendo suas fotos. (A grande Onda, a grande Onda – By Maick Maverick Viana)

Farol UbatubaA laje do Patieiro fica a uns 200 a 250 metros do Pontão mar adentro, na Península da Ponta Grossa, onde possui o Farol de Ubatuba.

Em condições adequadas, o swell e a laje geram altas ondas, fazendo com que a formação seja surfável e incrivelmente poderosa.

Esta onda se dá devido ao fato de existir ali uma formação de rocha submersa, que inclusive, pode ser perigosa aos navegantes, pois quando não possui um Swell adequado, o mar fica praticamente liso Flat.

A Laje submarina, propicia uma bancada perfeita para a formação das grandes ondas, podendo chegar aos seus 4 metros, 4,5 metros pra mais em condições favoráveis.

Para se ter uma noção exata do pico é indicado que se vá de barco ou jet ski, pois chegar nadando a partir da península não é aconselhável, pois com as muitas correntes que passam pelo local e a grande distancia o risco de se dar mal é muito grande.

Laje do patieiro ubatubaA prática de Tow-in é muito frequente na laje, porém sempre encontramos os locais experientes no pico surfando e  mandando ver nas altas ondas do Patieiro, e esses sim chegam remando, e dominando o pico, pois conhecem as condições, distância e correntes locais.

Intrigante, monstra, sinistra, muito grande, incrível, linda, muito loka, “que dá medo”, são alguns adjetivos desta onda que quebra na Laje do Patieiro, sendo para muitos motivo de vontades, de medo, de surpresa, de superação, de superstição.

O fato é que em vários sites encontramos a descrição “A famosa onda de Ubatuba”, e, para aqueles mais contempladores, “O Secret de Ubatuba”, ou seja, com o avanço do fluxo de informação, muitos picos estão deixando de ser secrets, mas mesmo assim continuamos na ação incessante de proteger nossos picos, nossas praias, conservando e cuidando, como deve ser.

Secret ou Famosa, a grande onda da Laje do Patieiro possui atributos que mexem com a imaginação da grande maioria de pessoas que como nós amam o surf, e diga ai, quem nunca sonhou em descer uma montanha de água como essa? “Seria ou é” um dos grandes sonhos de todos nós, difícil saber não é?

Estivemos nessa semana no ultimo swell de outubro de 2018, e fizemos algumas fotos que vocês podem desfrutar no vídeo abaixo, colhemos também alguns depoimentos da galera que manda bem no surf aqui de Ubatuba confira abaixo.

Aloha e Boas Ondas.

 


André Ferraz - Campeão Brasileiro 1999Patieiro é onde quebra a maior onda de Ubatuba onde podemos experimentar a sentença de surfar com karrankas, Espetacular! 

André de Souza Ferraz - Campeão Circuito Shopping Jardins - Vice Campeão Paraense 2004 - Surfou a Pororoca - Campeão Alagoano - Campeão Baiano - Campeão brasileiro 1999

Patieiro é um lugar  muito misterioso,  sempre esteve nos sonhos de todos surfistas de Ubatuba, e de quem frequenta Ubatuba, além do mistério e da intensidade, do nível muito explosivo, é um lugar que tem um poder e uma força intensa, um lugar onde já quebrou muita prancha enfim, as pranchas são arrastadas até o final do parcel e tem que ter alguém com você para resgatar a prancha. Eu acredito que boa parte dos surfistas de Ubatuba e quem frequenta Ubatuba sempre sonhou em cair lá, e de alguma maneira buscou este momento, e, quem realizou nunca mais vai esquecer .

Carlinhos Roberto - AUS

Cleiton Santos (VDN)Patieiro é um lugar mágico , uns dos poucos lugares de ondas de laje do Brasil, não sei ao certo quantos existe mas somos gratos por ser escolhido por uma laje dessa, onda massuda, power surf.... Eu particularmente nunca surfei essa onda, nem eu acredito que ainda não surfei ela também..... já vi de perto e é assustador.... Mas a vontade sempre fala mais alto.... O difícil é sempre a prancha.... Sempre na situação de esperar alguém sair da água para pedir emprestado...... Então isso foi desanimando e deixando de lado..... Mas preciso cair lá, a laje faz parte do surf de Ubatuba.... Aloha....

 Cleiton Santos (VDN) -  Vencedor Desafio da Vida

Edher Reis FilhoNo Patieiro Edinho meu filho com a minha prancha 6' 11" pegou a maior onda do ano de 2017 (ganhou o prêmio da AUS).

Edher Reis - Shaper Profissional

MAVERICK VIANAPatieiro monstro das ondas gigantes. A bolha do Patieiro só quem dropa conhece em cima da Laje.

A grande onda a onda grande !!!!

Maverick Viana

Odirlei CoutinhoPatieiro um lugar que gosto muito de surfar , Patieiro lembra muito Sunset Hawaii.
Uma montanha de água.


Odirlei Coutinho  Pró Surfer - campeão brasileiro do ABRASP Brasil Tour 2009

Tamaê BetteroUma onda que dá frio na barriga, excelente treino pra perder o medo de ondas grandes


Tamaê Bettero - Bi campeão ubatubense profissional 2016 e 2017

Na minha opinião como um dos descobridores dessa onda é simples.
Como em Jaws grande, essas ondas deveriam ser surfadas de Tow in .
Acho um desperdício de evolução de performance, utilizar essas ondas quando estão enormes, com pranchas grandes e para apenas um Drop.
Gosto de ver surf com manobras e estendendo os limites.
E isso deu uma parada graças aos heróis guerreiros da remada.
Não tiro o mérito de ninguém e até aplaudo e vibro, mas a evolução radical em ondas grande estacionou.
Isso serve para o patiero.
A melhor parte da onda ninguém usufrui...kkk
Mas essa é apenas a minha opinião, não quer dizer que estou certo.
Aloha
Zecão Rennó  - ESCOLA ZECÃO DE SURF
Um dos embaixadores do surf brasileiro, embaixador do surf de Ubatuba

E você o que acha desta onda, teria coragem de surfá-la? Conta ai pra gente, deixe seu comentário e não se esqueça de compartilhar e ajudar na divulgação do Surfbrazukas.
Por Surfbrazukas - Paulo Rocha - CEO Surfbrazukas.

(Visited 1.161 times, 1 visits today)

3 comentários em “Laje do Patieiro

    • 03/11/2018 em 12:59 am
      Permalink

      Verdade André, Power mesmo, obrigado pelo comentário

      Resposta
    • 02/06/2019 em 11:25 pm
      Permalink

      Verdade André, sinstrass…. aloha

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.